Ouça a coluna neste link ou na barra de áudio abaixo:

Uma das grandes invenções que a humanidade está presenciando nos últimos anos (e que terá grandes impactos no futuro) é o carro autônomo. Também conhecido como veículo sem motoristas, o automóvel é capaz de transportar pessoas como um carro tradicional, só que sem a necessidade de um condutor. A máquina tem mecanismos que percebem o ambiente e guiam-se sem intervenção humana, captando os arredores com plataformas como radar, GPS e visão computacional. Um sistema sensorial complexo identifica caminhos, contorna obstáculos e lê sinais de trânsito.

Contudo, eles ainda não estão disponíveis no mercado facilmente – a maioria existe como protótipos e para demonstração. Confira alguns vídeos:

O Google é um dos grandes interessados nessa tecnologia. Os Estados Unidos, assim como países europeus, estão vendo suas populações envelhecendo rapidamente, por isso, iniciativas que priorizem o bem-estar desses cidadãos é essencial para a manutenção da sociedade. Há 43 milhões de pessoas com mais de 65 anos nos EUA e cerca de 65 mil entram nessa classificação todos os dias. Com o carro autônomo, os idosos poderão fazer suas atividades, como ir ao supermercado, banco, visitar familiares, muito mais facilmente e com o cuidado que a idade deles demanda.

Palestra TED: How a driverless car sees the road

Deixe uma resposta