Você pode ouvir a coluna Revolução, da rádio Band News FM, na barra de áudio abaixo:


O mundo vive uma emergência: secas, enchentes, pragas e doenças nos rebanhos provocaram graves quebras de safras no planeta, reduzindo a oferta de comida.

A solução será a Bioengenharia, a agricultura de precisão e as redes sociais de consumo. Algumas frutas e verduras viajam de navio seis meses e 19 mil quilômetros para chegar de um extremo ao seu local de destino. Exemplo disso está na Europa. Nos túneis desativados do metrô de Londres, a empresa Zero Carbono utiliza o revolucionário sistema hidropônico e o inovador sistema de Led para produzir alimentos.

Open Agriculture Initiative (OpenAG), um projeto do MIT, é uma iniciativa para criar mais fazendeiros e agricultores para o futuro da produção de alimentos. Os cientistas desenvolvem plataformas open source (de código aberto) para agricultura, utilizando RFID (“Radio-Frequency Identification”), Internet das Coisas, Big Data e tecnologias disruptivas.

Farinha de Grilo e 2.000 espécies de insetos comestíveis hoje em dia. As Nações Unidas publicaram um relatório que conclui que insetos comestíveis têm o potencial de estabilizar o abastecimento alimentar global, tanto pelo baixo custo de produção, quanto pelo alto valor nutricional da sua estrutura orgânica.

A empresa Nuritas usa Inteligência Artificial e Gastronomia Alimentar para alimentar o mundo no futuro.

Em Kyoto, no Japão, se lançará a primeira fazenda com Robots e Agritech liderada pela Spread, com previsão de abertura para 2017.

Tetos de fábricas abandonadas se tornam fazendas urbanas no projeto GrowUp Urban Farms. Dá só uma olhada no projeto deles:

Ensinando crianças a comerem melhor: Biel Baum.

E a história é fantástica, François Joseph Rey de Planazu, um membro da Société Physique et Économique de Zurique, fez diversas palestras em 1786 sobre agricultura e tecnologia. Suas ideias se tornaram populares e ele recebeu convites de vários proprietários do leste da França para compartilhar seu conhecimento e descobrir informações sobre inovações locais. Naquele ano, as principais inovações eram: máquina de debulhar trigo, máquina de transporte de árvores, semeador seguindo um arado e Barracão de incubação.

Problemas enfrentados pela escassez de alimentos

Subnutrição, conflitos provocados pela fome, crise econômica, condições naturais que atrapalham a produção agrícola. São diversos fatores que podem acarretar na falta de alimentos. Segundo uma pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU), uma família residente de país rico aplica aproximadamente 15% de sua renda à comida, enquanto nos países em desenvolvimento, essa importância chega a 60%, 70% e até 75%.

A ONU, o Banco Mundial (Bird) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) apontam as principais causas para explicar o problema que, segundo o Bird, pode fazer com que 100 milhões de pessoas recuem na linha que separa a pobreza da miséria absoluta em função do encarecimento da comida.

Livro AFRODITE – RECEITAS, CONTOS E OUTROS AFRODISÍACOS

Comer bem, fazer amor amando são nossos prazeres originais. movimento literário realismo mágico.

“Os cinqüenta anos são como a última hora da tarde, quando o sol já se pôs e tendemos naturalmente à reflexão.” Com estas palavras introdutórias, a escritora Isabel Allende Mesclando gastronomia e erotismo, o livro é uma viagem sem mapa pelas regiões da memória sensual, onde os limites entre o amor e o apetite são difusos.

“Apetite e sexo são os grandes motores da história, preservam e propagam a espécie, provocam guerras e canções, influenciam religiões, lei e arte. Toda a criação é um processo ininterrupto de digestão e fertilidade; tudo se reduz a organismos devorando uns aos outros, reproduzindo-se, morrendo, fertilizando a terra e renascendo transformados. Sangue, sêmen, suor, cinza, lágrimas e a incurável imaginação poética da humanidade buscando significado”.

Fonte: SmithSonian | Harvard Business Reviews | Daily Mail | Wired

Deixe uma resposta