Dois eventos para as mulheres que gostam e desejam entrar no mundo da tecnologia.

Girls In Tech Brasil  selecionou 45 meninas de escolas públicas de São Paulo,

Meninas de  9 a 11 anos, aprendendo e compartilhando sobre criptologia, algoritmos e convergência digital.  O programa tem o objetivo de despertar o interesse por tecnologia e mostrar para as estudantes que é possível ter uma carreira nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, um universo ainda predominantemente masculino.

A iniciativa da Mastercard, já impactou 5000 garotas em 11 países.

Importantissimo, para um Brasil que no ultimo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), que analisa a educação em 65 países no mundo, em 2015 mais da metade dos jovens de 15 anos eram analfabetos funcionais e não tinham competências em áreas como matemática e ciências.

No Brasil, 58º colocado da avaliação, 67,1% dos alunos pesquisados estão abaixo do nível 2 em matemática, em uma escala que vai até o nível 6.

A situação para as meninas é ainda mais delicada pelo fator cultural, observado por especialistas como a pesquisadora norte-americana Jane Margolis. Em seu livro “Entrando no clube: mulheres na computação”, Margolis enfatiza que, desde a infância, o computador é mostrado como um “brinquedo de menino”. Não à toa, metade das famílias americanas coloca o PC doméstico no quarto do filho.

Dentro do Angel Hack,  acontece o Lady Problems

O propósito da Série Global de Hackaton “Lady Problem” é criar tecnologias que irão endereçar as dificuldades encontradas que impossibilitam o emprendedorismo feminino.

E qual é o motivo de esse ser um problema ?

Mulheres representam metade da população global atualmente, investem 90% dos seus ganhos dentro da sua familia e comunidade, no entanto recebem apenas 10% da parcela de ganhos mundial.

De acordo com o UN Women, as empresas com 3 ou mais mulheres que desempenham já alguns anos funções de Liderança alcançam mais pontos em todas as dimensões em questão de efetividade organizacional, no entanto somente 4% da lista de empresas da Fortune 500 são lideradas por mulheres.

No mundo das Startups, você encontrará os mesmos resultados.

A análise feita pela First Round Capital’s do portifolio de 300 empresas nos ultimos 10 anos demonstrou que times de startups com ao menos uma mulher fundadora aumenta cerca de 63% o desempenho comparado a times somente formado por homens, ainda sim somente 4% das mulheres são financiadas pela VC funding.

Então, o que podemos nos fazer para ajudar a resolver esses problemas?

Lady Problems Hackathon – London

O último Angel Hack no Brasil 

SP Tech Week – Cognitive Day

Mas tem evento para todos, temos o SP Tech Week.

Uma  iniciativa promovida pela prefeitura da cidade que busca fomentar a inovação do setor de TI, promovendo mais de 200 atividades distribuídas por vários bairros. A SPTW espera reunir cerca de 50 mil participantes e debater temas como impacto digital, novos talentos, business, startups, inovação e criatividade.

Eventos da Tech Week

BlueHack

O BlueHack é cConsiderado o maior hackathon do Brasil e consiste em uma grande maratona para programadores, desenvolvedores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de soluções tecnológicas – como aplicativos web, IoT, mobi
le e hardware.

CASE

CASE é o maior evento latino-americano voltado para startups e vai reunir empreendedores, investidores e outros profissionais do ecossistema. A edição deste ano trará informações e irá promover debates para estimular a troca de ideias e colaboração entre os participantes. As apresentações promovidas se dividem em quatro grandes blocos: vendas, internacionalização, gestão de produtos e captação de investimentos.

Venture Capital Expo 

Esta é uma feira internacional de negócios que tem como objetivo reunir startups e investidores.

IT Forum Expo

A 4ª edição do IT Forum Expo promoverá, em dois dias, um ambiente para geração de conteúdo, relacionamento e negócios com foco na comunidade de tecnologia.

Como foi o último Angel Hack

Glossário

Hackathon:

Hackathon significa maratona de programação. O termo resulta de uma combinação das palavras inglesas “hack” (programar de forma excepcional) e “marathon” (maratona).

O Hackathon é um evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software para uma maratona de programação, cujo objetivo é desenvolver um software que atenda a um fim específico ou projetos livres que sejam inovadores e utilizáveis.

*Fonte Significados 

 

 

Girls In Tech Brazil

 

Deixe uma resposta