As fases da criatividade e inovação

Até chegar a era dos Makers, passamos por algumas fases:

Crowdfunding – O Innocentive a a Nasa 

No crowdfunding (financiamento coletivo), o indivíduo lança uma alternativa aos modelos tradicionais de concessão de crédito e ao financiamento oficial, doando o quanto julgar que deve para que a iniciativa se realize. Graças à internet, ideias que antes não seriam financiadas por instituições hoje contam com o apoio (e o dinheiro) dessa multidão. As mudanças são tão dinâmicas que até os economistas estão perdidos com a novidade.

A Era da inovação corporativa

A Era da inovação aberta e crowdsourcing é o boom dos hackatons, Startup Weekends e espaços de co-criação. Sai a inovação de produto para a inovação em rede.

Empresas como Procter&Gamble, Natura, Nestlé, Tecnisa, Embraer e 3M buscam além de suas fronteiras internas algo mais do que um novo produto. Empresas conectadas em redes de inovação colaboram com clientes, fornecedores, universidades, parceiros e até startups.

A quarta era da inovação também marca o surgimento de brokers de inovação, como Innocentive e Nine-Sigma, que aproximam grandes empresas (seekers), que buscam solucionar desafios técnicos e de negócios, com pesquisadores autônomos (solvers) por meio de plataformas de colaboração via internet.

A inovação volta a fazer parte da agenda de grandes corporações com novo enfoque.

A era do Big Bang Disruption

Pesquisadores acreditam que vivemos um Big Bang da inovação. A inovação não tem idade, mas pede velocidade. Se o assunto pressa no trabalho lhe dá calafrios, prepare-se.

Para dois consultores de estratégia americanos, Paul Nunes e Larry Downes, velocidade é o mais valioso bem que você pode ter nos negócios hoje em dia.

Essa é a conclusão do livro que a dupla lançou em janeiro deste ano, Big Bang Disruption: Strategy in the Age of Devastating Innovation — título que, numa eventual tradução para o português, seria “Rompimento Big Bang: a estratégia na era da inovação devastadora”. A obra não tem edição brasileira e custa 19 dólares na Amazon.

Segundo os autores, a evolução de uma inovação, que antes era representada por um gráfico em forma de morro com leve subida, hoje tem a forma de uma barbatana de tubarão, dizimando tecnologias e criando ciclos de vida curtíssimos de produtos e serviços. Não fique parado esperando o trem-bala da inovação passar. Movimente-se na velocidade do estudar e fazer. E boa viagem!

Empresas buscam solução em plataforma digital colaborativa

Com mais de 800 mil usuários cadastrados, a plataforma InnoCentive reúne indivíduos com conhecimentos de diferentes áreas para propor soluções e desenvolver novos projetos e tecnologias de grandes empresas.

“A ideia é usar recursos e talentos externos para inovar de forma mais rápida e eficiente, como um complemento aos métodos tradicionais de pesquisa e desenvolvimento”, diz Steve Bonadio, da InnoCentive.

A Agência Espacial Norte-Americana (NASA), por exemplo, pediu o desenvolvimento de uma máquina de lavar para ser usada no espaço e obteve 598 propostas.

De acordo com a plataforma, a NASA possui um ambiente voltado para os funcionários da empresa, em que mais de nove mil usuários colaboram.

Hoje, a plataforma conta com colaboradores em mais de 200 países. Essa rede pode chegar a mais de 13 milhões de pessoas graças a parcerias com o grupo Nature e a revista Scientific American, ambos de publicações científicas. Já foram lançados 1.650 desafios externos, além de milhares voltados ao público interno de empresas.

 

 

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