Se é para falar de inovação, vamos falar sobre os maiores inovadores: pesquisadores e cientistas!

Lívia Schiavinato Eberlin
Cientista brasileira é formada em Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pós-graduada nos Estados Unidos e chefe de um laboratório de pesquisa da Universidade do Texas, em Austin. Foi neste laboratório que a brasileira iniciou os estudos de um dispositivo capaz de apontar células cancerosas, ou seja, uma caneta que detecta câncer, e ganhou uma bolsa de quase 2,5 milhões da fundação norte-americana MacArthur. Para saber mais, clique aqui!

Paulo Artaxo
Pesquisador e cientista brasileiro, Paulo Artaxo é referência mundial em mudanças climáticas. Entre os vários prêmios recebidos, ele é membro da equipe do Intergovernmental Panel Climate Change (IPCC), reconhecida em 2007 com o prêmio Nobel da Paz. O pesquisador foi o responsável pela abertura da semana que comemora os 250 anos do nascimento do naturalista alemão Alexander Von Humbelt, que foi um dos mais importantes cientistas do século XIX e, para saber Humbelt, clique aqui.
Paulo Artaxo, nesta abertura da série de palestras Kosmos-Lesungen,em Berlim, relaciona desmatamento amazônico a aumento da temperatura média da Terra. Seus dados revelam que a estação seca na Amazônia está se prolongando, o que resulta em um período de queimadas mais longo, o que eleva a temperatura da água dos rios que cruzam a floresta e desembocam no oceano. Além disso, a Amazônia sempre foi parte essencial do ciclo de carbono, o que já não ocorre mais, pois sua absorção de CO2 é igual a zero. Para saber mais sobre este trabalho, clique aqui.

Marcelo Gleiser
Físico e astrônomo brasileiro, Marcelo Gleiser é o vencedor do prêmio Templeton 2019, sendo o primeiro latino-americano a ganhar e vai receber 1,1 milhão de libras esterlinas, o que equivale a 5,5 milhões de reais.
“Um dos principais proponentes da visão que ciência, filosofia e espiritualidade são expressões complementares que a humanidade precisa para abraçar o mistério e explorar o desconhecido”, disse o presidente da fundação John Templeton, Heather Templeton Dill, sobre o brasileiro.

A Inegável Alegria pela Exploração: Marcelo Gleiser, Prêmio Templeton 2019

A ciência do Brasil é motivo de grande orgulho e, em comemoração aos 14 anos de BandNews FM, aqui estão mais 14 cientistas brasileiros atuais que merecem respeito e reconhecimento:

1- Thaisa Bergmann
Astrônoma brasileira, Bergmann com sua pesquisa sobre buracos negros supermassivos, venceu o prêmio For Women in Science. Foi a primeira pessoa a observar um disco de acreção (disco de poeira e gás que se forma ao redor dos buracos negros) em uma galáxia considerada inativa.

2- Mayana Zatz
Bióloga molecular e geneticista, a brasileira contribuiu principalmente no campo de doenças neuromusculares, como a esclerose lateral amiotrófica (ELA) e paraplegias espásticas. Além disso, Zatz fundou a Associação Brasileira de Distrofia Muscular e, além de encontrar o gene da síndrome de Knobloch, foi responsável por reconhecer um dos genes ligados a um tipo de distrofia dos membros.

3- Miguel Nicolelis
Cientista brasileiro que foi considerado pela Scientific American como um dos 20 maiores cientistas do mundo. Um dos destaques de seus grandes trabalhos foi o mecanismo que possibilitou o primeiro chute da Copa de 2014 no Brasil, que foi dado por um paraplégico.

4- Suzana Herculano-Houzel
Neurocientista que tornou seu nome renomado ao conseguir contar o número de neurônios no cérebro, 86 bilhões, a partir de uma técnica surpreendente: esmagar cérebros em um detergente até formar uma solução homogênea que possibilita a contagem das células.

5- Artur Ávila
O matemático, especialista em sistemas dinâmicos, foi o primeiro brasileiro a receber a Medalha Fields e também foi o primeiro latino-americano e lusófono a ganhá-la. Hoje, o matemático se divide entre o Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) e o centro Nacional para a Pesquisa Científica, na França.

6- Duília de Mello
A astrofísica que, trabalhando no Goddard Space Flight Center (GSFC), um dos centros de estudo mais importantes da NASA, descobriu uma supernova e o fenômeno das bolhas azuis, aglomerados estelares “perdidos” no espaço entre as galáxias. Nos dias de hoje, é vice-diretora da Universidade Católica da América e pesquisadora associada da agência espacial norte-americana.

7- Marcelo Viana
O matemático brasileiro e diretor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), ganhou o Grand Prix Scientifique Louis D., principal prêmio científico na França, por uma pesquisa sobre a Teoria do Caos, desenvolvida em parceria com o francês François Labourie, da Universidade de Nice.

8- Celina Turchi
Sendo um dos nomes mais importantes da ciência atual, Celina Turchi liderou o grupo de pesquisas que descobriu a relação existente entre o vírus da Zika e a microcefalia.

9- Euryclides Zerbini
Cirurgião formado pela Universidade de São Paulo (USP), o médico especializou-se em cirurgia geral e mais tarde estudou cirurgia torácica, cardiáca e pulmonar nos EUA, realizou o primeiro transplante de coração na América Latina. Além disso, criou o Centro de Ensino de Cirurgia Cardíaca, que se transformou no Instituto do Coração (Incor).

10- Alysson Renato Muotri
O geneticista Alysson Muotri é autor da pesquisa inédita que objetiva compreender as diferenças entre o cérebro dos humanos modernos e o do Homem de Neanderthal, para assim ajudar a prevenir o autismo. O estudo envolveu três áreas da ciência: a tecnologia Crispr, técnica já abordada no episódio Medicina, CRISPR e o medicamento mais caro do mundo, os estudos sobre DNA antigo e os organoides celulares, construídos a partir de células-tronco e que são conhecidos como ‘minicérebros’. Para saber mais sobre a pesquisa do neurocientista, clique aqui.

11- Carlos Paz de Araújo
Cientista nascido em Natal, o brasileiro estudou e se especializou na Universidade Notre Dame e conquistou uma bolsa da Força Aérea Americana, onde fez mestrado e doutorado. Carlos Paz de Araújo coleciona um portfólio de quase 600 patentes registradas em seu nome, sendo em sua maioria direcionada na área de nanotecnologia.

12- Adolpho Lutz
Médico e sanitarista, Lutz combateu doenças graves, entre elas estão tuberculose, febre amarela, cólera e malária, e descobriu que o leite precisava ser pasteurizado.

13- César Lattes
Cientista mundialmente famoso, Lattes revolucionou o estudo da física no país. Uma de suas conquistas mais famosas foi a confirmação da existência da partícula conhecida como méson pi, responsável pelo comportamento das forças nucleares.

14- Niède Guidon
Arqueóloga, Guidon é uma das responsáveis pela exploração do sítio arqueológico de Coronel José Dias, no Piauí, que transformou as percepções da chegada da humanidade no continente americano, já que alguns de seus artefatos datam 58 mil anos atrás, sendo que acreditava-se que a chegada teria sido há cerca de 15 mil anos.

Deixe uma resposta