A preservação da natureza é uma responsabilidade mundial e as Filipinas, a China e os Estados Unidos são um verdadeiro exemplo de inovação na consciência ambiental! Neste episódio, confira a legislação, o aplicativo e a floresta urbana de alimentos que esses países criaram.

Um novo projeto aprovado pelos legisladores na Câmara de Deputados das Filipinas é a “Lei do Legado de Graduação para o Meio Ambiente”, legislação que exige que os alunos de ensino fundamental, médio e superior plantem dez árvores como parte de suas condições para concluir a graduação.
Existem áreas específicas onde as árvores serão plantadas, entre elas: florestas tropicais, manguezais à beira-mar e ruas da cidade. Estima-se que esta iniciativa garantirá, no mínimo, 175 milhões de novas árvores por ano. Além disso, em comunicado, a Câmara Filipina se justificou “as árvores plantadas pelos formandos serão seu legado vivo para o meio ambiente e para as futuras gerações”.

A Alipay, plataforma com sede na China, anunciou que, em três anos, a partir do lançamento do seu programa Ant Forest, seus usuários plantaram 100 milhões de árvores em todo o país. Incorporado no aplicativo Airplay, a cada decisão ecologicamente correta do usuário, o mesmo é recompensado com pontos de energia verde, os quais podem ser convertidos para apoiar o plantio de novas árvores nas regiões mais áridas do país. Entre as decisões ecológicas estão: não usar sacolas plásticas, utilizar plataforma de segunda mão no próprio aplicativo e escolher videoconferências ao invés de se deslocar pela cidade.

Atlanta cria sua primeira floresta pública de alimentos! Com a meta de garantir que 85% da população esteja a meio quilômetro de alimentos frescos até 2021, a capital do estado da Geórgia oficializou sua primeira floresta urbana de alimentos, sendo também a maior dos Estados Unidos, com mais de sete acres (cerca de 28 mil m²).
O Fundo de Conservação (organização sem fins lucrativos dedicado a comprar e preservar terras naturais nos EUA) combinado com o esforço da cidade e muito trabalho voluntário, abordaram questões de acessibilidade de alimentos frescos na prática em um terreno com caixas de plantio para os cidadãos cultivarem seus próprios tomates, vegetais e terem acesso a mais de 100 árvores frutíferas.
Conheça o centro digital de alimentos dedicado à agricultura urbana de Atlanta, sendo um portal para aprender, compartilhar e celebrar de forma coletiva a comunidade agrícola da cidade: AgLanta!

Deixe uma resposta