Duas mulheres, da mesma família, estão revolucionando a área da medicina. O combate ao Alzheimer tem sido o foco dos gigantes da biotecnologia. A doença crônica, que danifica o cérebro, intriga o setor da saúde para encontrar maneiras de como evitá-la. Mei Mei Hu, Co-Fundadora da Startup United Neuroscience e sua mãe, Chang Yi, estão desenvolvendo uma vacina que em fase teste já obteve resultados fabulosos. Neste episódio, Letícia Valente em parceria com Gil Giardelli, comenta sobre a vacina UB-311, que pretende preparar o sistema imunológico para eliminar os sintomas ou minimizá-los. Ouça:

Segundo a Alzheimer Portugal, o Alzheimer é o tipo mais comum de demência, constituindo cerca de 50% a 70% de todos os casos. Estima-se que a doença provavelmente causada por inflamações e por duas proteínas nocivas, beta-amilóide e tau, atinge mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo.
Por ser neurodegenerativa e progressiva, apresenta deterioração cognitiva e até alterações comportamentais que ao longo do tempo se agravam.
A prevenção, que até o momento permanecia um mistério para os cientistas, já foi alvo de experimentos. Nos anos 2000, a Johnson e Johnson elaborou um tratamento, mas foi abandonado após a identificação de alguns pacientes com inflamações cerebrais graves após o teste.
Apesar deste projeto não ter concluído o objetivo inicial, a United Neuroscience, se inspirou nos efeitos colaterais obtidos para desenvolver uma vacina focada em estimular anticorpos e não focar no combate às inflamações.
Direcionada para doenças imunológicas, a Startup de Chang Yi e Mei Mei Hu conseguiu resultados semelhantes às tentativas anteriores, porém sem danos. Entre os humanos que testaram a nova vacina a partir de janeiro de 2019, 96% apresentaram resultados positivos com melhora nas funções cerebrais e redução expressiva no acúmulo de proteínas que prejudicam o cérebro.
Com essa grande vitória, o medicamento poderá estar disponível em breve no mercado, se as progressões se confirmarem.
As próximas metas da Startup são iniciar os testes de outra vacina para o mal de Parkinson e uma outra para o Alzheimer, mas focada na luta contra a tau, outra proteína precursora da doença.

SOBRE MEI MEI HU

Além de Co-Fundadora da United Neuroscience, é membro do comitê executivo da United Biomedical, Inc. e do Conselho de Administração. Ela supervisionou o lançamento de uma das primeiras vacinas para endocorpos no mundo e a bem-sucedida expansão de três empresas. Mei Mei foi consultora da McKinsey & Company, onde assessorou empresas farmacêuticas em questões estratégicas, operacionais e organizacionais. Mei Mei também é co-fundadora de um grupo de investimentos e consultoria com investimentos ativos em imóveis, energia e ciências da vida.

Deixe uma resposta