A China é reconhecida mundialmente por sempre estar à frente nos campos da tecnologia e inovação. Mas, agora o país está chamando a atenção pelo seu sistema de preservação ao meio ambiente. Os chineses criaram um processo com QR code, gamification e reconhecimento facial para a coleta de lixo. Ouça mais sobre isso:

O populoso país asiático, desde 1980 importava materiais como plástico, papel e metais para reutilizá-los. Ao passar do tempo, acabou se tornando o principal destino do lixo de outros países. Segundo dados das Nações Unidas, o Japão, EUA e locais da União Europeia estavam entre os que mais vendiam lixo para a China.

Porém, foi necessária uma medida para proteger o meio ambiente do acúmulo de lixo, inclusive perigoso. Então, o país proibiu as importações, fechando as portas para o trâmite de resíduos sólidos. Isso traz consequências para as grandes nações que contavam com o abrigo de depósito de lixo do planeta.

Agora, para continuar mantendo o ritmo de reciclagem perante a demanda interna, a China está utilizando a sua potente tecnologia para incentivar os moradores a prosseguir com o programa.
As chamadas “lixeiras inteligentes” possuem reconhecimento facial. Ao identificar o rosto da pessoa, ela abre automaticamente e até registra se o descarte foi feito da maneira correta.

AJUDE O PLANETA

Existem algumas práticas que podem ajudar no momento de separar o lixo para a reciclagem. Veja algumas dicas nesse vídeo:

Deixe uma resposta