A finalidade da transformação digital é propor mudanças estruturais nas organizações e na sociedade através da tecnologia. Em alguns países, o reconhecimento facial é uma prática utilizada para otimizar serviços. Conheça mais sobre a funcionalidade desse sistema e as medidas para que seja acessível para todos:

SOCIEDADE DIGITALIZADA

A França é o primeiro país europeu a utilizar reconhecimento facial para permitir a emissão da identidade digital, considerada mais segura. A tecnologia, implementada por um aplicativo, também dá acesso a conta bancária, impostos e previdência social.

O governo francês afirma que o sistema não será aplicado para controlar as atividades da população, diferente de China e Singapura, que vigiam os dados dos residentes através da integração da biometria com o reconhecimento facial.

OS ALGORITMOS E O RACISMO

As inconsistências no sistema de reconhecimento facial, acabam deixando em segundo plano uma grande e importante parte da população. A Grã Bretanha, pioneira na utilização dessa tecnologia, desenvolveu um programa para combater os algoritmos que apresentavam problemas ao detectar peles muito claras ou muito escuras para garantir a inclusão de todas as etnias.

Mas, não é apenas o reconhecimento facial que necessita aprimorar a abrangência do sistema de inteligência artificial.

Um algoritmo de assistência médica tem discriminado pacientes negros. O estudo constatou que a tecnologia priorizava pacientes brancos menos doentes e filtrava pacientes negros de um programa destinado a ajudar pessoas que precisavam de tratamento mais intensivo.

Deixe uma resposta