Os Brasileiros Inovadores

Em 2016, algumas noticias fantásticas passaram despercebidas.

10 cientistas mais importantes do ano pela revista Nature 

Celina Turchi e seu trabalho com o Zika Virus no Nordeste, colocou entre uma das 10 cientistas mais importantes do ano pela revista Nature

O medo do vírus Zika espalhou-se por todo o globo em 2016 e o epicentro de preocupação foi o Brasil, onde a epidemia apareceu pela primeira vez nas Américas.

Celina Maria Turchi Martelli lutou na linha de frente no nordeste do Brasil.

Turchi, uma médica e especialista em doenças infecciosas, teve sua vida virada de cabeça para baixo por Zika desde setembro de 2015.

Começou a investigar  o relato de bebês nascidos com cabeça e cérebro anormalmente pequeno, uma condição Conhecida como microcefalia, em seu estado natal em Pernambuco.

“Nem mesmo no meu pior pesadelo como epidemiologista eu tinha imaginado uma epidemia de recém-nascidos com microcefalia”

Imediatamente contactou cientistas de todo o mundo para obter ajuda.

Ela formou uma força-tarefa em rede de epidemiologistas, especialistas em doenças infecciosas, pediatras, neurologistas e biólogos reprodutivos.

Turchi e seus colegas geraram evidências suficientes para demonstrar uma ligação entre a condição e a infecção com Zika no primeiro trimestre da gravidez.

Quando começou a ir aos hospitais do Recife para investigar o surto, diz Turchi, ela teve que inovar. “Não havia nenhum livro a seguir.” Agora, ela e seus colegas estão escrevendo esse livro.

Brasileiro é eleito pelo MIT um dos 35 jovens mais inovadores do mundo em 2016

Ronaldo Tenorio O empreendedor alagoano e cofundador da Hand Talk, aplicativo que traduz conteúdo falado para Libras, criado em 2014.

entrou para a lista dos 35 jovens mais inovadores do planeta abaixo dos 35 anos, segundo o Massachusetts Technology Institute (MIT), uma das universidades de tecnologia mais respeitadas do mundo.

Atualmente, a empresa faz cerca de seis milhões de traduções por mês.

São mais de 300 milhões de surdos no mundo e a maioria deles não consegue ler na língua de seus países.

em 2012, criou um aplicativo que traduz o português, escrito ou falado, para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) por meio do personagem Hugo.

O Hand Talk rapidamente ganhou manchetes e prêmios internacionais, incluindo o de melhor aplicativo social do mundo pela ONU, em 2013. Hoje, o app gratuito já foi baixado mais de 700 mil vezes e fez mais de 100 milhões de traduções.

A lista dos Brasileiros mais inovadores abaixo de 35 anos pelo MIT

Danielle Brants,

Ela desenvolveu um jornal digital que traduz as notícias para a linguagem infantil

Diego Aranha

Criou uma plataforma para que a sociedade fiscalize o resultado das eleições

Danielle Brants

Ela desenvolveu um jornal digital que traduz as notícias para a linguagem infantil

Marcelo Cicconet

Desenvolveu um aplicativo para facilitar o aprendizado da música e um novo instrumento musical

Anielle Guedes

Ela criou uma startup que vai usar impressão 3D para construir moradias de baixo custo

Mateus Mendonça

Criou um sistema para rastrear e organizar a cadeia do lixo usando a tecnologia

Fabio Piva

Criou uma nova tecnologia para o comercio móvel que permite às lojas físicas eliminarem as filas

Ronaldo Tenório

Criou uma plataforma de tradução para a linguagem de libras

Brasileiros criam tecnologia inovadora e ganham prêmio na Alemanha

Os brasileiros Caroline Dallacorte e Thales Akimoto, de Chapecó, em Santa Catarina, ficaram em primeiro lugar na competição Advanced Materials Competition (AdMaCom), que tem como objetivo incentivar startups a criarem novas tecnologias.

A dupla se conheceu na UnoChapecó, onde Dallacorte cursou engenharia de alimentos e, Akimoto, engenharia elétrica. Em 2015, eles criaram a PackID Soluções em Tecnologia, startup que desenvolve soluções para monitoramento inteligente da temperatura de alimentos.

Dallacorte e Akimoto desenvolveram um aparelho que usa a tecnologia de identificação por radiofrequência e um sensor de temperatura para monitorar os alimentos em tempo real e por meio de dispositivos móveis.

AdMaCom, competição organizada pela Innovation Network for Advanced Materials.

Os selecionados passaram seis semanas em Berlim, na Alemanha, onde participaram de workshops e treinamentos com empreendedores experientes para aprimorarem seus produtos e planos de negócios. No fim do processo, que ocorreu entre agosto e outubro, a PackID foi agraciada com o primeiro lugar na edição de 2016 do programa e ganhou um prêmio de 10 mil euros para serem investidos na empresa.

Fonte Revista Galileu, Forbes 

 

Deixe uma resposta