As novas mídias modificaram a comunicação. Na era digitalizada, ambientar-se às plataformas multimidiáticas é essencial. Agora, é hora do jornalismo trazer o conteúdo para o universo online. Mas, essa transição exige cuidados. As notícias podem ser facilmente manipuladas, como o caso das deep fake news, os vídeos que são editados por outras pessoas. Ouça mais sobre isso e as consequências no mundo:

“Fake news” é o termo que caracteriza as notícias falsas. O preocupante é que agora elas tomaram outro rumo.
Existe uma forma de aplicar inteligência artificial para inserir rostos reais em cenas falsas com o intuito de editar um vídeo com alguém dizendo algo que não disse. Ou seja, isso pode ser feito com governantes, formadores de opinião ou com qualquer pessoa em qualquer escala.
No Brasil, as redes sociais tem grande influência nas eleições. Inclusive, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já investigou casos perante acusações de disseminação das fake news originadas por candidatos e políticos em legislação.

Para combater os vídeos falsos, professores da universidade de Berkely, no Estados Unidos, estão desenvolvendo ferramentas forenses digitais que podem identificar se o conteúdo é original ou não. Isso poderia evitar a manipulação de eleições, a desestabilização de um mercado financeiro e também a acabar com possíveis chances de agitação civil e violência.

Deixe uma resposta