Você pode ouvir a coluna Revolução neste link ou na barra de áudio abaixo:

Uma nova forma de estrutura da educação está se estabelecendo em diversos países. Os MOOCs (“Massive Open Online Courses”, cursos online abertos e massivos, em português) estão mudando conceitos e promovendo uma efetiva democratização da educação, seja nos Estados Unidos, Europa ou Brasil. A modalidade consiste que o aluno tenha aulas em casa, ou em qualquer outro lugar, usando dispositivos eletrônicos para ter contato com o conteúdo e professores e, assim, assimilar o conhecimento usando a tecnologia digital como plataforma para concretizar esse vínculo.

Universidades prestigiadas pela sua produção científica, como Harvard, MIT (Massachusetts Institute of Technology) e até as faculdades brasileiras, disponibilizam gratuitamente em suas plataformas online conteúdos dados em suas salas de aula para quem tiver interesse. É só clicar e ter acesso a um mundo de informações. São cursos de finanças, história da arte, ética, matemática, psicologia e muitos outros, abarcando praticamente todas as áreas do saber. Inclusive, há modalidades que não precisam sequer de login: é possível encontrar listas de vídeos no Youtube com cursos de um semestre inteiro! Totalmente de graça e disponível para quem tem acesso à internet.

É interessante apontar que, no entanto, nem todos os cursos concedem diploma ou certificado de conclusão, e muitos não têm a figura de um educador para orientar, o que pode ser ruim caso o conteúdo exige uma explicação mais pessoal e com exemplos que esclarecem suas particularidades. As plataformas de cursos online compartilham o conhecimento, mas o interesse tem que partir única e exclusivamente do aluno.

Quem quer aprender algo hoje pode acessar os links abaixo e escolher o curso que mais lhe agradar.

HARVARDUma das mais famosas instituições de ensino superior do mundo disponibiliza suas aulas no Youtube! A plataforma é o edX, criada em 2012 em parceria com o MIT, que oferece cursos de alta qualidade e professores renomados. Ela conta com diversas ferramentas para auxiliar no aprimoramento do estudo e conseguir bons resultados. Abaixo, você confere o professor de engenharia elétrica de Harvard e também presidente do edX, explicando como o MOOC e a aprendizagem online estão revolucionando o mundo.

No vídeo a seguir, você confere a primeira parte de um curso sobre a História da China. Mas o conteúdo não se resume às humanidades: o aluno pode escolher entre aulas gratuitas sobre leis, gastronomia, saúde e etc. Neste link, você também encontra outros módulos dentro site da universidade.

MIT: O Instituto de Tecnologia de Massachusetts, universidade fundada em 1861, também oferece conteúdos na plataforma edX, a mesma de Harvard, e cuja extensão abarca mais de 90 centros educacionais e parceiros, dedicando-se à educação e ao conhecimento avançado em ciência e outras áreas do saber. A diferença desta para outras plataformas é o fato de ser código aberto e sem fins lucrativos.

Há também o projeto MIT OpenCourseWareum dos pioneiros nesta modalidade de educar, que é seguido como referência mundial na área, oferecendo palestras, documentos, aulas e vídeos de seus principais cursos de graduação.

Khan Academy: Ostentando o mote “Você pode aprender qualquer coisa”, a KA oferece exercícios e vídeos, que complementam o conhecimento, e os dificulta conforme o avanço dos estudos. Por exemplo, o sistema só vai indicar um desafio de maior complexidade quando o estudante tiver passado por um número mínimo de acertos. Totalmente gratuito, o projeto acredita que todos podem aprender estejam onde estiver.

UNESP: A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho possui o programa Unesp Aberta, que é comandado pelo NEAD (Núcleo de Educação À Distância), criado para fomentar a difusão de conhecimento. A instituição pública também tem o Acervo Digital, onde se pode ter acesso a imagens e documentos históricos.

UNICAMP: A Universidade de Campinas criou o e-Unicamp para difundir parte da sua produção científica, então nele, os alunos podem aprender com vídeos, animações, simulação e material exclusivo dos cursos de graduação e pós.

shutterstock_358942964

USP: A principal instituição de ensino superior brasileira não iria ficar de fora desta tendência mundial, por isso criou a plataforma Veduca, onde disponibiliza um leque diversificado de cursos. Os alunos podem aprender Bioenergética, Física Básica, Escrita Científica, Probabilidade, Google Adwords, Libras e Fundamentos Administrativos. Tudo liberado, só escolher o que você quer e estudar.

Coursera: Voltado principalmente para o estudo de Big Data e linguagem computacional, o Coursera possui parcerias com várias universidade estrangeiras e permite que estudantes aprendam em seu próprio ritmo. Seguindo a linha da Pedagogia do Domínio, desenvolvida pelo psicólogo Benjamin Bloom, os alunos fazem e refazem exercícios sob ângulos diferentes até dominarem as técnicas requisitadas para realizar a tarefa. Outra característica interessante é o fato dos próprios estudantes avaliarem seus colegas e enviarem notas sobre seus trabalhos, permitindo dessa forma mais interação e acuidade nos exames.

STANFORDEntre os cursos recentes disponíveis na plataforma desta universidade californiana, os temas variam de Big Data, Martin Luther King, Marketing e Negócios.

Udacity: Criado após um experimento certeiro da Stanford University, no qual Sebastian Thrun e Peter Norvig ofereceram um curso online gratuito sobre Introdução à Inteligência Artificial que foi feito por 160 mil estudantes, o Udacity busca democratizar o ensino superior. Seus módulos oferecem o ensino de tecnologia, computação, desenvolvimento de sistema e análise de dados.

MOOC

MOOC

Lógico que existem diversas outras universidades e faculdades que criaram mecanismos semelhantes ao MOOC – a lista seria imensa se colocássemos todos! O importante é que cada vez mais as instituições de conhecimento estão oferecendo a uma gama maior de pessoas conteúdos anteriormente restritos a uma elite intelectual. Contribuem, dessa forma, para a democratização do ensino.

Confira também:

Inovadores | 5 ERA

 

Deixe uma resposta