Você pode ouvir a coluna Revolução, da rádio Band News FM, na barra de áudio abaixo:


timeline

Cientistas, inovadores, acadêmicos e pós-graduados reuniram-se no Imperial College London para fazer uma previsão de como a ciência evoluirá nas décadas que estão por vir. Nomes como Richard Watson, Alex Ayad, Chris Haley e Keeren Flora criaram a Linha do Tempo da Ciência e Tecnologia com o intuito de explorar cinco campos científicos que despertarão num futuro próximo: biotech, nanotech, neurotech, digitech e greentech.

Entre as previsões mais ousadas (e espantosas, pelo menos até agora) está o fato de que a humanidade poderá prever guerras por meio de algoritmos. Ou seja, conforme o jogo político, irrupções e demandas sociais, cientistas poderão apontar quando uma batalha entre nações estará por vir. Afirma-se também que a computação atingirá uma velocidade próxima a da luz e de que alimentos poderão ser entregues via drone – o que quer dizer que nem todas as previsões futuras são apocalípticas, muito pelo contrário.

O avanço na medicina propiciará o desenvolvimento de órgãos sintéticos e implantes ortopédicos produzidos por impressoras 3D, além de próteses comandadas pelo pensamento. O tratamento do Mal de Parkinson com células tronco também será uma verdade de acordo com os autores, dando esperança para mais de 4 milhões de pessoas que sofrem da doença.

O vídeo abaixo mostra algumas das principais invenções da humanidade ao longo dos séculos:

O futuro não está só próximo, como já está entre nós. Conte nos comentários o que você acha dos impactos da tecnologia nas sociedades.

Fonte: Imperial Tech Foresight

Deixe uma resposta