Você pode ouvir a coluna Revolução, da rádio Band News FM, na barra de áudio abaixo:


Não há porque desmerecer a nossa cultura: o Brasil também está no caminho da inovação! Prova disso é a experiência brasileira no Vale do Silício, local no Estado da Califórnia, Estados Unidos, conhecido por reunir diversas empresas de tecnologia de ponta, como Google, Facebook, Intel, eBay, Apple, Netflix e muitas outras.

Estar presente no Vale do Silício é importante, pois mostra a força que as criatividade e inovação brasileiras possuem para se expandir além de suas fronteiras.

Exemplo que deu certo é o Banco Original, que desenvolveu uma plataforma totalmente digital para suas transações financeiras, criada nos laboratórios do Vale do Silício, e hoje conta com uma carteira de crédito de R$ 4,56 bilhões. O BO pertence ao grupo J&F, cujo dono também preside a Friboi.

A inovação foi idealizada por Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central, que investiu R$ 600 milhões no desenvolvimento da plataforma por três anos até lançá-la.

Outra empresa brasileira presente neste centro de inovação mundial é a Totvs (lê-se “totus”), fornecedora de tecnologia e software. Segundo Vicente Goetten, diretor executivo da companhia, o desejo de crescer a presença internacional e concretizar parcerias com firmas tecnológicas americanas levou a Totvs a lançar suas bases no território. Em 2012, eles lançaram a Totvs Labs no Vale do Silício, com foco pesquisa e mobilidade, além de aumentar os negócios com a abertura de novos mercados.

A companhia também aposta alto em Inteligência Artificial. “O futuro de todos softwares será a combinação de aplicações, pontos de dados e IA. No momento presente, é extremamente difícil para empresas pequenas contratar cientistas de dados ou engenheiros de IA”, contou Goetten ao Nearshore Americas.

No campo do empreendedorismo nato, os brasileiros não podem ficar frustrados com sua juventude. Pedro Franceschi, por exemplo, tinha apenas 12 anos quando fez o primeiro desbloqueio de iPhone no mundo. Com esta idade, ele também foi capaz, com seus conhecimentos adquiridos na internet, de traduzir o aplicativo Siri para o português, sendo que a plataforma não comportava a língua antes de sua interferência.

Hoje, junto com seu parceiro de negócios, Henrique Dubugras – também um gênio precoce -, criaram a Pagar.me, empresa que oferece soluções digitais para empreendedores virtuais com uma ferramenta que aumenta as taxas de conversão por meio de um processo de transação em mais de uma operadora de cartão. A companhia também oferece sistemas antifraudes e um checkout de pagamento.

Fontes:

PR Web | Nearshore Americas | Nearshore Americas II | ZD Net | Startse.Infomoney

Deixe uma resposta