Para comemorar os 100 anos, da IBM no Brasil.

Na exposição “A Voz da Arte” o Museu de arte mais antigo de São Paulo (1905) a Pinacoteca do Estado de São Paulo – se encontrou com a Inteligência Artificial da IBM

Ficaram surpresos que 72% dos Brasileiros nunca pisaram em um museu.

São 7 quadros, Tarsila do Amaral, Nelson Leiner, Portinari, Lasar Segall … 12.000 mil perguntas e respostas para você interagir com os quadros!

Intitulado a “A Voz da Arte”, o projeto responde perguntas e explica o significado de detalhes das pinturas e esculturas, traça ainda um contexto histórico, conta sobre seus autores, a relação com o cotidiano, entre outras curiosidades. Tudo alimentado pela inteligência artificial do Watson.

 

 

Os visitantes recebem um dispositivo com o aplicativo específico na entrada da Pinacoteca. Ao caminhar pelo museu, notificações apitam de acordo com a proximidade das obras interativas. Toda a interação é realizada em português.

Para a IBM, é um ótimo exemplo de humanizar sua tecnologia de inteligência artificial através da arte. E para a Pinacoteca, um modo de aproximar o público de suas obras.

Quando a IBM era uma Startup no Brasil. 

Valentim Fernandes Bouças, o brasileiro empreendedor responsável pelo início da operação da IBM no Brasil em 1917 – a primeira operação da empresa fora dos Estados Unidos.

Em plena primeira guerra mundial, um contador com dívidas e sem dinheiro, parte para New York e consegue um encontro com Thomas Watson, presidente da CTR – nome anterior da IBM.

Não deixe de ver a história desse encontro e suas consequências. Esteja certo que essa não é uma história trivial e você não vai ficar indiferente. A história em vídeo é recheada de imagens (vídeos e fotos) da época, tendo exigido vários meses de profunda pesquisa em livros raros e não encontrados no mercado.

A historia da IBM pelo mundo

 

Deixe uma resposta