A tecnologia transforma vidas. Neste episódio Gil Giardelli e Letícia Valente conversam sobre o poder da inovação na área da saúde. Conheça as funcionalidades dispositivo Alexa no tratamento de pacientes, o exame de retina de dois minutos que detecta doenças crônicas e o projeto que analisa dados de hospitais para identificar probabilidades de problemas no corpo humano. Ouça:
A Alexa é um assistente virtual com inteligência artificial desenvolvida pela Amazon. O dispositivo reconhecido por executar tarefas domésticas, como fazer ligações, controlar luzes e eletrodomésticos, reportar notícias e transmitir informações variadas, recentemente obteve um novo propósito.
A Alzheimer’s Society em parceria com empresas de marketing, disponibilizou a habilidade “My Carer Alexa” para ajudar pessoas em estágio inicial de Alzheimer a se manterem independentes. Com isso, o aparelho se torna um real cuidador. Relembra o horário de tomar as medicações, de fazer as refeições ou outros compromissos. Essa funcionalidade garante que o passo a passo de cada tarefa seja repetido até que esteja completa.
A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA ÁREA DA SAÚDE
Inteligência Artificial é capaz de simular a capacidade humana de raciocinar, tomar decisões e resolver problemas.
No setor da saúde, gerencia dados que influenciam a precisão de diagnósticos, permite que os dados do hospital fiquem na nuvem e armazena informações dos pacientes anteriores para auxiliar no tratamento de outras doenças. A perspectiva é que a AI seja eficaz na luta contra o câncer.
Além disso, sua aplicação também se estende aos processos operacionais, pois pode ser um fator para a redução de custos.