O arquipélago de Galápagos, uma província do Equador, é um dos destinos mais procurados do mundo para quem quer observar a vida selvagem. Famoso pela visita de Charles Darwin em 1835, suas terras abrigam plantas e animais que não são encontradas em outros locais. Gil Giardelli esteve por lá. Neste episódio ele fala sobre a revolução da biotecnologia e como uma única tartaruga salvou sua espécie da extinção. Ouça:
O ecossistema valioso de Galápagos é a principal atração das ilhas. Mesmo com o sistema de energia solar, sem conexão com a internet e até mesmo sem carros, os turistas vão ao local para vivenciar o ambiente natural, caminhar em vulcões e explorar as cidades próximas.
Além de também ser um ponto turístico, a fundação Charles Darwin garante preservação do meio ambiente e da biodiversidade.
PRESERVAÇÃO DAS TARTARUGAS
Considerada a salvadora da sua espécie, a tartaruga gigante Diego, foi um dos três machos selecionados para um programa de acasalamento. Com 100 anos de idade, ele se destacou por ser o que mais contribuiu para o nascimento dos novos filhotes, chegando a 800 novas tartarugas.
Diego faz parte da espécie Chelonoidis hoodensis, conhecida como Tartaruga-das-galápagos-de-pinta, encontrada somente na Ilha de Española.