O médico argentino, Julio Palmaz, especialista em radiologia vascular, em 1985 patenteou o Stent – aparelho que ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo no músculo cardíaco. Segundo dados, aproximadamente um milhão de pessoas colocam Stent no coração por ano. O mesmo foi reconhecido pela Revista Propriedade Intelectual Internacional como uma das “dez patentes que mudou o mundo” no século passado.

A Johnson&Johnson licenciou a tecnologia de Stent por milhões de dólares, mais royalties, e conquistou 90% do mercado. A empresa também processou diversas empresas fabricantes de Stents. Após 12 anos de litígio, a justiça decidiu a favor da Johnson&Johnson, declarando que as patentes Palmaz foram violadas. As indenizações concedidas para as patentes Palmaz foram as maiores da história de litígios de patentes.

Milionário, o Médico e inovador, Julio Palmaz, resolveu investir em um sonho: beber vinho de alta qualidade que ele próprio produzia. Comprou uma fazenda em Nappa Valley, Califórnia, que desde a lei seca de 1913 não produzia uma gota de vinho.

O lugar lembra a Toscana, na Itália, e não é aberta ao público. Neste bucólico terreno Palmaz fundou a Palmaz Vineyards e se dedicou a sua paixão: os vinhos. São 600 alqueires de terra produzindo 24 tipos de uvas.

A sala central lembra um centro de controle da NASA, utilizando Big Data, Internet das coisas, Sistema de Controle de fermentação Intelligence, cloud, geotagging e outras tecnologias disruptivas utilizadas em submarinos de última geração.Pessoas do mundo inteiro marcam hora para conhecer esta maravilha de Bacco, ou Dionísio, os Deuses Romano e Grego do Vinho.

 

“Nas vitórias é merecido, nas derrotas é necessário”.

Napoleão Bonaparte.

 

Deixe uma resposta