Como Tóquio está se preparando para as olimpíadas do ano que vem? Não é somente o comitê Olímpico que influencia grandes mudanças. A cidade toda já conta com inovações que revolucionam a premiação dos atletas, a forma de fazer compras, o atendimento nas lojas e a mobilidade. Neste episódio, Gil Giardelli e Letícia Valente falam sobre como o Japão está ganhando a atenção do mundo com os avanços tecnológicos para o grande evento.

Iniciado em 2017, o projeto “Tokyo Medal Project”, que durou cerca de dois anos, coletou mais de 80 toneladas de lixo eletrônico entre celulares, notebooks e outros dispositivos. Foi o suficiente para arrecadar elementos como ouro, prata e bronze que serão matéria prima de 5 mil medalhas. Elas serão entregues para os vencedores nas olimpíadas e também nas paraolimpíadas. Por serem confeccionadas com objetos recicláveis, constróem um legado de sustentabilidade para os jogos de 2020.

Dentro da atmosfera futurista construída pelos japoneses, carros elétricos que não necessitam de motorista irão transportar os visitantes. Ao chegarem nos jogos, os mascotes Miraitowa e Someity, estarão lá para recepcioná-los e surpreender a todos em forma de robôs.

Para fazer compras no Japão, não é necessária nenhuma palavra. Através de reconhecimento facial e inteligência artificial, uma loja de cosméticos de 4 andares possui esse sistema equipado de tecnologia para facilitar as compras de seus clientes. E a inovação não termina por aí! A Pepper Parlor, é uma cafeteria que conta com o serviço de robôs que dominam 40 idiomas e também trabalham junto com os humanos servindo o café.

Deixe uma resposta