Albert Einstein já dizia que sem as abelhas, o mundo chegaria ao fim. Sem elas, não há polinização, reprodução da flora, animais, e consequentemente, sem a raça humana. Nessa conversa entre Letícia Valente e Gil Giardelli, eles falam sobre as inovações criadas para preservar a espécie deste importante inseto. Ouça:

COLMEIAS PROJETADAS

Abelhas são animais especiais e precisam ser tratadas dessa forma. A Startup italiana Beeing, utiliza tecnologia para aproximar as pessoas destes insetos e para produzir mel de forma segura e sem danos ao meio ambiente.
Com o design projetado para locais pequenos, tanto para ambientes urbanos como jardins, o B-box, feito de madeira natural, separa a colmeia em duas partes: um lado para a produção de mel e outro exclusivamente para as abelhas. Por conta disso, não são necessárias luvas ou roupas especiais para a extração do mel.
O monitoramento do enxame pode ser feito através de um aplicativo para smartphone com informações em tempo real sobre o status de saúde dos insetos, temperatura e umidade dentro da colméia, posição do GPS e presença de abelha rainha.

APIÁRIOS SINTÉTICOS

Ideal para locais em que o inverno é muito intenso, o apiário sintético é um espaço controlado para que as abelhas reproduzam e formem colmeias durante todo ano todo. O projeto teve início em 2016 quando O Serviço de Vida Selvagem e Peixes dos Estados Unidos declarou que estes insetos estavam na lista de perigo de extinção. Segundo o designer e arquiteto Neri Oxman, os apiários, tanto sintéticos como naturais, são considerados uma exigência para manter a sustentabilidade.

Então, o Grupo Mediated Matter estudou os hábitos e necessidades das abelhas para construir o experimento. Dentro dele, a luz, umidade e temperatura são projetadas para simular a primavera. As abelhas recebem pólen sintético, água açucarada e avaliações de saúde. O cultivo natural é feito em escala de tempo.

Com o sucesso deste programa inicial, o esperado é que ambientes biológicos comecem a ser regularmente integrados nos meios urbanos.

Deixe uma resposta